6 de mai de 2011

Com qual amor nós amamos?


O AMOR... Quem nunca ouviu falar dele? Estamos tão acostumados a dizer que amamos Deus, amamos nossos irmãos, amamos nossa família... Mas, será que estamos realmente amando ou apenas usando nossa própria definição da palavra Amor? É fácil pra uma pessoa dizer que ama Deus, difícil, é amar com o amor ágape, puro e verdadeiro, que é o que Deus quer de nós. Melhor que buscar em qualquer dicionário, por melhor que ele seja, vamos buscar a definição bíblica do Amor: 

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece.” 1 Corintios 13.3-8a


O amor que Deus quer que tenhamos tanto para com ele, como para com as pessoas é esse que está descrito acima.

Se você não sabe esperar a vontade de Deus (ou de quem você diz amar), ou se você se incomoda com a felicidade do seu irmão (inveja), ou se vangloria por aquilo que faz, mesmo que seja algo que fez pra Deus, você não está amando com o verdadeiro amor que é o Deus.

Se você maltrata as pessoas (ou a si mesmo), se não consegue perdoar as pessoas que te magoam, ou faz as coisas para os outros buscando o próprio bem, você está usando um falso amor.

E o mais importante: o amor TUDO sofre, crê, espera e suporta. Amar Deus verdadeiramente é estar disposto a sofrer tudo por Ele, crer em tudo que Ele diz (mesmo naquilo que você não consegue entender, ou aquilo que contradiz as suas vontades), é esperar o ‘sim’ de Deus pra você, e suportar exatamente TUDO por amor à Ele. Afinal, Ele mesmo diz que não nos dará sofrimento maior do que o que nós podemos suportar.

“Se alguem afirmar: ‘Eu amo a Deus’, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão a quem vê, não pode amar a Deus, a Quem não vê. Ele nos deu esse mandamento: Quem ama a Deus, ame também o seu irmão.” 1 João 4.20 e 21

Amar Deus, também inclui amar as pessoas, amar quem nos ama e principalmente quem não nos ama.

“Se vocês amarem só aqueles que os amam que recompensa terão? Até os publicanos fazem isso.” Mateus 5.46

“Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus.” Mateus 6.44 e 45

Sim, realmente é difícil... mas, quem somos nós para odiarmos alguém, se Jesus morreu por todos de igual forma? Sozinhos, dificilmente conseguiremos. Mas, se buscarmos amarmos primeiramente a Deus, Ele nos ensinará a amar os nossos irmãos.

“Filhos, não amemos de palavras, nem de boca, mas em ação e em verdade.” 1 João 3.18

Que o amor de Deus se aperfeiçoe em nós e se revele através de nós todos os dias.

Deus abençoe vocês,

Rafael.

Um comentário:

  1. O amor tem faltado muito no mundo e principalmenmte nas igrejas. Precisamos amar mais! Parabens pelo post.

    ResponderExcluir